Advertisement

Responsive Advertisement

Conheça o Sonoff iHost [Review Completo]


Estamos chegando em um momento onde está meio complicado de discernir um hub de casa inteligente de um MiniPC e o Sonoff iHost é um ótimo exemplo disso. Na matéria de hoje vou incluir diversos pontos extras e atualizado do que falamos do review em vídeo que já está disponível lá no canal do Descomplicando Tech no YouTube.

Review em vídeo


Nota de transparência: A Sonoff enviou esse produto para testes gratuitamente aqui para o Descomplicando Tech, sem compromissos e sem remuneração, todos os testes e opiniões demonstradas nessa matéria são 100% do Descomplicando Tech.


Ficha técnica

Abaixo você encontra informações gerais sobre esse hub:

Nome Sonoff iHost
Tipo de dispositivo Hub
Fabricante Sonoff
Protocolos suportados Wifi / Zigbee 3.0 / Bluetooth / eWelink Remote
Plataformas de Casa Inteligente suportadas Praticamente todas devido ao Matter
Tamanho 134mm x 40mm x 120mm
Energia 5V - 2A (uso com carregador/adaptador USB)


Hardware

O iHost tem um visual muito parecido com roteadores e é ótimo para se camuflar junto com seus dispositivos de rede, como comentei na ficha técnica ele tem 134mm de altura, 40mm de largura e 120mm de profundidade, não é um hub pequeno comparado ao Zemismart Matter M1 por exemplo, porém, ele guarda um hardware bem poderoso que me fez questionar se o iHost é um hub ou já entra na categoria de MiniPC. Só para garantir eu segui a nomenclatura que a Sonoff usa que é um Smart Home Hub.



Eu digo que ele é quase um MiniPC pois a configuração de hardware dele é bem semelhante à um Raspberry Pi e também tem algumas funcionalidade de software muito importantes que te permitem fazer muito mais do que só ter uma casa inteligente, vamos comentar um pouco mais sobre isso lá pra frente da matéria.

No caso do hardware temos duas versões do iHost, e as diferenças são as seguintes:

RV1109 RV1126
CPU Dual-Core 1.5GHz Quad-Core 1.5GHz
NPU 1.2TOPs 2.0TOPs
Memória 2GB 4GB
Armazenamento 8GB (eMMC) 8GB (eMMC)
Conectividade Wifi, Zigbee e Bluetooth Wifi, Zigbee e Bluetooth

A versão que eu estou usando para meus testes é a mais básica, a RV1109, é uma versão com um processador um pouco mais lento e com menos memória RAM, mas vão ver que mesmo com uma configuração mais básica, da pra fazer muita coisa com o iHost.

Sobre a parte física do dispositivo Temos um LED grande na frente dele para indicar status:

Azul: operação normal
Verde: Pareamento Zigbee ativado / Atualização em progresso
Vermelho: Hub iniciando ou falta de conectividade com a rede

Esse LED como esperado pode ser manualmente desabilitado nas configurações, uma coisa interessante seria poder ativar ou desativar esse indicador via automações, mas por enquanto isso não é possível.

Na parte de cima do iHost temos 4 botões de controle:


Alarme: O botão de alarme controla o arma e desarma do sistema de segurança do iHost, o hub tem um alto falante que dispara uma sirene quando o sistema de segurança está ativado, por meio desse botão você tem esse fácil acesso para ativar e desativar tudo isso.
Mudo: O mudo desativa ou ativa todos os sons do sistema, sons de ligar e desligar, de dispositivo pareado e etc, essa opção não afeta o som do alarme.
Pareamento: Esse aqui é o botão mais útil para mim, ao clicar nele você ativa o modo de pareamento do hub para conectar dispositivos Zigbee, então você nem precisa acessar a interface de usuário do iHost para parear um dispositivo, só apertar esse botão, colocar o seu dispositivo Zigbee em modo de pareamento e, se compatível, o iHost já adiciona na sua lista de dispositivos inteligentes.
Liga/Desliga: Esse botão é auto explicativo, mas uma dica que dou para vocês, para desligar o iHost você precisa apertar e segurar o botão. Somente para ligar que é só um toque nele.

Na parte de trás temos todas as portas do iHost:
  • Entrada para Cartão SD até 256GB
  • USB 2.0 para adaptadores Zigbee/Thread por exemplo
  • USB-C para alimentação de energia (5V e 2A)
  • Porta de rede 100Mbps


O único ponto negativo para mim aqui nessas portas foi da entrada de rede, a diferença de custo entre uma porta 100Mbps e 1000Mbps (1Gpbs) é bem pequena, isso significa que a velocidade e conexão do iHost vai ser limitada à 100Mbps então pode ser que downloads sejam um pouco mais lentos se a sua internet passar desse limite. Aqui em casa tenho um plano de 300Mbps, então o iHost não consegue tomar proveito de toda essa velocidade, somente um terço dela.

Fora o iHost, na caixa temos o cabo de rede e o cabo USB-C de alimentação.

Acredito que de hardware seja isso, no vídeo de review eu passo com mais detalhes no design, então não esqueça de assistir, ficou bem legal!

Software

Aqui é onde as coisas começam a ficar interessantes, o iHost roda o eWelink Cube, uma distribuição Linux customizada especialmente para o iHost. Nele o iHost roda todos os serviços e de quebra nos dá acesso ao Docker para expandir a funcionalidade desse hub. Você pode instalar praticamente qualquer programa que tem sua versão Docker dentro do iHost, incluindo até o Home Assistant (que já tem até tutorial lá no canal de como fazer). Vamos falar do Docker já já, antes, vamos passar pelas outras opções da interface de usuário:

Home: Na Home temos a área principal de controle e gerenciamento de nossos dispositivos inteligentes, aqui você pode parear novos dispositivos, visualizar sua rede Zigbee, controlar seus dispositivos, criar cômodos, assinalar dispositivos para seus cômodos, enfim, tudo relacionado ao seus dispositivo pode ser encontrado já na sua página inicial.
Mapa da sua rede Zigbee

Controle de dispositivo Zigbee

Pagina Home do iHost

Scene: Em Scene ou Cenas você pode criar automações, atualmente você pode criar dois tipos de cenas, as manuais onde ele cria um botão que ao clicar, você consegue executar uma série de passos e por fim as cenas inteligentes que são ativadas com base em outros dispositivos ou hora do dia, então nesse caso se um sensor detectar algo ou o horário bater 18:00 por exemplo, ele executa a automação automaticamente.

Pagina de cenas ou automações

Tipos de automações disponíveis

Security: Em Security ou Segurança podemos gerenciar o sistema de segurança do iHost, são três modos disponíveis:

- Home / Modo Casa
- Away / Modo Fora de Casa
- Sleep / Modo Noturno

Modos de segurança do iHost

Esses modos são somente nomes sugestivos, dentro de cada um deles você pode fazer a configuração que você achar que faça mais sentido, você pode escolher um nome, o efeito sonoro do Alarme, o volume do Alarme, a duração e quais dispositivos que vão disparar esse alarme, eu gostei bastante do quão customizável é a configuração do sistema de segurança da Sonoff, é bem mais completo que o do próprio HomeKit por exemplo.

Configuração dos perfis de segurança

Cast: O Cast é a plataforma de Dashboard da eWelink, ele é feito para você acessar seus dispositivos por meio de um navegador de uma maneira mais organizada. É parecido com o dashboard do Home Assistant. Existem diversas opções de configuração e personalização para o dashboard e teremos tanto um vídeo com uma matéria separada somente para isso.

Tela principal do Cast

Opções de personalização do Cast

Dashboard de exemplo

Docker: Na aba Docker é onde a funcionalidade do iHost é expandida, é aqui que da pra fazer praticamente de tudo com esse hub, a Sonoff chama os containers de Add-Ons igual ao Home Assistant e a parte legal é que além dos containers que a própria Sonoff oferece, você pode instalar containers disponíveis no Docker Hub, independente se seles tem alguma relação com casa inteligente ou não. Então você pode por exemplo instalar um container que faz download de arquivos torrent, consegue instalar um container do Plex, consegue até criar seu próprio servidor de Minecraft rodando direto do iHost, as possibilidades são infinitas. O único limite é claro, o Hardware... Quanto mais contêineres Docker rodando, mais memória e CPU são consumidos, a parte boa é que no eWelink Cube você consegue monitorar exatamente o consumo do Docker separado dos outros processos do Cube. Então da para ter uma boa ideia do quanto está sendo consumido.

Tela de Add-Ons (containers)

Pesquisa de Add-Ons no Docker Hub

HomeBridge rodando no iHost via Docker

Informações do container HomeBridge

Matter (novo na versão 1.12+): Esse aqui é novidade para quem assistiu o vídeo de review, lá no vídeo essa aba estava dentro de Pilot Features e era uma funcionalidade ainda em beta. Com a nova versão 1.12 a Sonoff conseguiu receber a certificação do Matter e finalmente temos essa funcionalidade com sua versão pronta para todos usarem de maneira estável. Essa aba é bem simples e possui dois links, um para realizar o pareamento do iHost com sua plataforma Matter e o outro é a lista de dispositivos que são compatíveis e que serão expostos pelo Matter.

Lista de dispositivos compatíveis

Tela de setup inicial do Matter

ATENÇÃO: Lembrando que o iHost é somente um Matter Hub, você ainda precisa de um Matter Controller para conectar ele em sua plataforma de casa inteligente preferida.


Pilot Features: Em Pilot Features você consegue habilitar funcionalidades que ainda estão em período de testes, essas funcionalidades TERÃO bugs pois ainda estão em desenvolvimento então ative as opções com cautela.

Tela inicial do Pilot Features



Atualmente temos as seguintes funcionalidades em período de testes:
  • Zigbee2Cube
  • Turbo Mode
  • eWeLink-Remote Control
  • Bluetooth Speaker



O Zigbee2Cube é uma funcionalidade muito semelhante ao Zigbee2MQTT, não tenho acesso ao código fonte do eWelink Cube, mas acredito que eles usa o Z2M como base já que é uma plataforma de código aberto. O Zigbee2Cube trás compatibilidade de dispositivos Zigbee que não são da Sonoff ou que não respeitam totalmente a especificação 3.0 do Zigbee. Em outras palavras você pode conectar dispositivos Zigbee da Aqara, Tuya e Philips direto no iHost por exemplo, eliminando a necessidade de múltiplos hubs em sua casa. Você pode checar a lista de todos os dispositivos suportados aqui: https://appcms.coolkit.cn/uncategorized/16355.html


O Turbo Mode aumenta o poder de transmissão do modulo Zigbee, é uma ótima opção para deixar habilitada caso não tenham tantos repetidores Zigbee disponíveis, assim o iHost consegue transmitir com um alcance maior.


eWelink Remote é o protocolo de comunicação proprietário da Sonoff, é basicamente um Radio Frequência melhorado e antes estava somente disponível em alguns dispositivos da empresa como o Sonoff M5 e o Sonoff TX Ultimate. Com essa implementação direta no iHost vamos poder conectar os dispositivos que usam esse protocolo diretamente no hub.



A funcionalidade Bluetooth Speaker habilita o Bluetooth que até então estava inativo no iHost, por enquanto o bluetooth é somente utilizado com caixinhas de som para reproduzir os sons que o hub tem, então alarmes, notificações e outros áudios podem ser reproduzido por esses alto falantes.


Settings: Na aba de Settings ou Configurações é onde temos os ajustes gerais do iHost, aqui você pode ajustar o nome do dispositivo, mudar a senha de login, linguagem, timezone, fazer atualizações de firmware, download dos logs. Enfim... São diversas opções para ajudar no gerenciamento do hub. 


Compatibilidade Matter:

Aqui vamos falar especificamente de como o Matter no iHost se comporta com as outras plataformas de casa inteligente e se é compatível com tudo. O meu setup de testes atual do Matter é assim:

Plataforma Matter Controller
Amazon Alexa Echo Show 8 Gen 2
Apple HomeKit Apple TV 4K Gen 2
Homepod Mini
Google Home Google Nest Hub Gen 2
Home Assistant AddOn Matter 5.0.0
Samsung SmartThings SmartThings Station

Então se você tiver o mesmo dispositivo que o que eu listei na tabela rodando as versões mais recentes de seus sistemas operacionais, muito provavelmente você terá o mesmo resultado que eu tive nos meus testes.

Lembrando que já estou na versão 1.13.0 do iHost

Os seguintes dispositivos foram pareados no Sonoff iHost, idealmente, esses mesmos dispositivos devem ser expostos para as plataformas de casa inteligente:
  • Interruptor Zigbee de 6 Canais (Zemismart/Tuya)
  • Sensor de Contato Zigbee (Aqara)
  • Controle Remoto (Aqara)

Amazon Alexa:

  • Interruptor Zigbee de 6 Canais (Zemismart/Tuya) 
  • Sensor de Contato Zigbee (Aqara) 
  • Controle Remoto (Aqara) (Amazon ainda não suporta esse dispositivo via Matter)

Confesso que aqui foi uma surpresa pessoal! Eu consegui parear o iHost sem problemas na Alexa agora com a versão 1.13 de firmware do Hub, ele expôs todos os dispositivos, até mesmo os que a Alexa não suporta mas que acredito que eles devem adicionar suporte no futuro.

  


Apple HomeKit:

  • Interruptor Zigbee de 6 Canais (Zemismart/Tuya) 
  • Sensor de Contato Zigbee (Aqara) 
  • Controle Remoto (Aqara) ✅
Aqui a conexão também foi super tranquila, todos os dispositivos foram detectados e estão funcionando normalmente:

  

Google Home:

  • Interruptor Zigbee de 6 Canais (Zemismart/Tuya) 
  • Sensor de Contato Zigbee (Aqara) 
  • Controle Remoto (Aqara) (Identificado como Switch)
Assim como o HomeKit e a Alexa a conexão também foi super tranquila, quase todos os dispositivos funcionaram completamente, o controle remoto da Aqara infelizmente foi identificado como Switch ao invés de controle remoto, tentei procurar na documentação da Google se controles remotos eram compatíveis mas também não consegui encontrar nada, acredito que esse suporte ainda esteja faltando.

  

Home Assistant:

  • Interruptor Zigbee de 6 Canais (Zemismart/Tuya) 
  • Sensor de Contato Zigbee (Aqara) 
  • Controle Remoto (Aqara) ✅
Home Assistant funcionou super bem, todos os dispositivos expostos foram reportados corretamente e podem ser controlados dentro da plataforma:

  


Samsung SmartThings:

  • Interruptor Zigbee de 6 Canais (Zemismart/Tuya) 
  • Sensor de Contato Zigbee (Aqara) 
  • Controle Remoto (Aqara) ✅
Todos os dispositivos expostos foram reportados corretamente e podem ser controlados dentro do Samsung SmartThings:

  

Como puderam ver, em praticamente todas as plataformas que tenho acesso por aqui, o pareamento foi tranquilo e o controle funciona muito bem, com exceção da Alexa e do Google Home que tiveram problemas com o controle remoto, mas de resto pareou tranquilamente.

Pontos à melhorar

O primeiro ponto negativo é que a Sonoff te obriga a linkar o iHost com a conta da ewelink pra você conseguir atualizar o firmware do dispositivo, eu realmente não vejo a necessidade disso, eu tenho diversos dispositivos de casa inteligente que conseguem ser atualizados sem usar nenhuma conta, tenho ate dispositivos que se atualizam sem app de fabricante, entao essa necessidade de linkar a conta achei um ponto negativo, o iHost era pra ser a solução local da Sonoff, se é local, não deveria precisar linkar com uma conta na nuvem.

Segundo ponto negativo é que o iHost é bem fechado fisicamente e nao tem uma ventoinha, tem só uns pequenos rasgos na parte debaixo, então o processador dele fica constantemente em uma temperatura um pouco mais elevada, claro, nunca vai chegar ao ponto dele derreter ou estragar, mas aqui é comum ele ficar em uma temperatura de 48º em um dia frio, no calor fica pior ainda. Essa temperatura elevada não causou nenhum tipo de lentidão no sistema, porém, qualquer eletrônico que funciona durante muito tempo em uma temperatura elevada, vai degradar mais rápido, entao como será que o iHost vai estar daqui a 3 ou 4 anos? Será que ainda vai estar estável ou a pasta térmica do processador ja vai ter virado pó?

Terceiro ponto negativo é que tem funções que a Sonoff disponibiliza via Docker que deveriam ser nativas, a primeira é a eWelink Smart Home, que é o controle LAN dos seus dispositivos e a segunda é a Paral-sync que é o controle Zigbee dos dispositivos que estão conectados no NSPanel Pro. Essas duas funcionalidades são de propriedade da Sonoff, não vejo necessidade de eles criarem um container totalmente separado pra fazer isso funcionar, isso só causa mais complexidade na hora da configuração de um dispositivo novo.

Quarto ponto negativo são as promessas... O iHost é um dispositivo de promessa e isso significa que eles lançaram o hardware pra venda a um tempo atrás e prometeram diversas funcionalidades. A parte boa é que eles estão cumprindo com essas promessas, a parte ruim é que isso pode mudar, eu  sempre recomendo comprar o dispositivo que tem a funcionalidade que você precisa ao invés de comprar algo que tem uma funcionalidade que talvez tenha no futuro.

Quinto e último ponto negativo é o app eWelink, apesar de mostrar o iHost conectado no app, você nao consegue fazer nada, o máximo que da pra fazer é um update de software, poderia pelo menos poder controlar o pareamento do Zigbee ou a função controle do sistema de segurança, se eles já tem o aplicativo, seria interessante para usuários já existentes da plataforma se manterem ali, pois a curva de aprendizado seria menor.

A lista de pontos negativos parece grande mas não se assuste, o iHost é um dispositivo com uma quantidade enorme de funcionalidades então é comum acabar encontrando mais de um ponto ou outro. Quanto mais complexo um dispositivo, mais fácil é de encontrar pontos de melhoria.

Considerações finais

Agora chegamos nas considerações finais! Por cerca de R$350,00 você consegue comprar um hub que é quase um MiniPC e ainda por cima é compatível com praticamente tudo por causa do Matter, lá no canal já saíram diversos tutoriais com o iHost, inclusive até mesmo de como rodar o Home Assistant direto nele. É uma ferramenta avançada para sua casa inteligente e ao mesmo tempo consegue manter uma interface amigável para usuários mais leigos! Recomendo demais a compra!

O link para compra está aqui na nossa planilha de casa inteligente, na planilha ele está sempre atualizado com um link funcional.

Postar um comentário

0 Comentários