Advertisement

Responsive Advertisement

Conheça o Zemismart M1 Matter Hub [Review Completo]

E chegou o grande dia pessoal! Hoje, trago para vocês aqui no Descomplicando Tech o review escrito do mais novo hub da Zemismart o M1 Matter Hub, um hub capaz de expor seus dispositivos Zigbee para outras plataformas de casa inteligente por meio do novo padrão Matter e assim, trazer essa nova possibilidade de integração para dispositivos mais antigos da sua casa inteligente.

Review em vídeo:

Nota de transparência: A Zemismart enviou esse produto para testes gratuitamente aqui para o Descomplicando Tech, sem compromissos e sem remuneração, todos os testes e opiniões demonstradas nessa matéria são 100% do Descomplicando Tech.


Atualização 1 - 08/11/2023

Home Assistant adicionou suporte à cortinas por meio de hubs em sua última atualização do AddOn do Matter, garanta que seu AddOn está na versão 4.0.0. Mais informações na parte de Home Assistant dessa matéria.


Atualização 2 - 26/12/2023

Uma nova atualização está sendo liberada aos poucos que corrige todos os problemas relacionados com o Matter que comentei no review, essa nova versão é a 1.9.2. Fique de olho no seu app Tuya para ver se já chegou por ai!

Ficha técnica

Abaixo você encontra informações gerais sobre esse hub:

Nome Zemismart M1 Matter Hub
Tipo de dispositivo Hub
Fabricante Zemismart / Tuya
Protocolos suportados Rede cabeada, Zigbee, Thread e Matter
Plataformas de Casa Inteligente suportadas Apple HomeKit
Google Home
Home Assistant
Samsung SmartThings
Tuya Smart
Tamanho 96mm x 96mm x 26mm
Potência necessária 5W

Matter Controller ou Matter Hub?

Antes de entramos no detalhe sobre esse novo dispositivo da Zemismart, precisamos entender a diferença entre um Matter Controller e um Matter Hub, isso vai ajudar bastante na sua decisão de compra e também definir as expectativas sobre esse produto!

Um Matter Controller é como se fosse o gerente da sua rede Matter, é ele que vai gerenciar todas as conexões de todos os dispositivos Matter na sua Casa Inteligente com sua Plataforma de escolha, e sim, praticamente todas as plataformas de Casa Inteligente precisam de um Matter Controller para funcionar com dispositivos Matter. O Apple HomeKit por exemplo possui a Apple TV e o HomePod Mini como Controllers, o Google Home tem seus Google Nest Hubs, a Alexa tem os Echos da segunda geração em diante e a Samsung tem o SmartThings Hub e o SmartThings Station que fazem esse papel.

Fonte: Apple

O Matter Controller é importante pois é nele que todo o processamento e gerenciamento das conexões acontecem, em vez de ficar em um app no seu celular, é graças ao Controller que o Matter roda localmente  e com delay baixissimo.

Já o Matter Hub ele tem o papel de ser um intérprete ou tradutor, ele é capaz de receber dados de diferentes tipos de conexão (Bluetooth, ZWave ou Zigbee por exemplo) e traduzir esses dados de uma maneira que o Matter consiga entender. Então se você conectar uma lâmpada Zigbee em um Matter Hub ele vai entender que aquilo é uma lâmpada, traduzir toda essa informação e mandar para seu Matter Controller para gerenciar esse dispositivo e mandar para sua plataforma de casa inteligente.

O Zemismart M1 Matter Hub é, como o nome já diz, um Matter Hub, ele funciona de maneira similar ao Aqara M2, Aqara Câmera G3 e o Sonoff iHost. Ele vai traduzir os dados dos dispositivos conectados nele para algo que o Matter Controller consiga entender.

Fonte: Aqara

Então mesmo tendo o Zemismart M1 Matter Hub na sua rede, você ainda precisa de um Matter Controller para usar na sua plataforma preferida.

Hardware

A Zemismart acertou em cheio com um design mais simples. Por ser um hub, eu acho legal que ele tenha uma aparência similar à um roteador e foi exatamente isso que eles fizeram. Para quem já tem aquele rack todo bem feito em casa com todo o equipamento de rede, o hub acaba se camuflando com tudo, principalmente com dispositivos da cor branca.


O Hub é totalmente branco e na parte de cima temos o logo do Matter, o logo da Zemismart e dois LEDs de status que indicam se o dispositivo está ligado ou em modo de pareamento. Ele é literalmente um quadrado com 96mm nos lados.


Nas laterais não temos nada a não ser na parte de trás, onde temos um botão de reset, entrada de força via USB-C e uma entrada de rede RJ45, no caso dessa entrada infelizmente ela não é PoE, então você precisa sim usar a entrada USB para fornecer energia ao hub. 
Para resetar o Hub, aperte e segure o botão de reset por 5 segundos até os LEDs na parte de cima do hub piscarem.


Na caixa o cabo USB, Cabo de Rede, uma chave para o botão de reset e o manual são fornecidos, porém, não temos nenhum adaptador USB de energia, não achei um problema pois o que mais tenho aqui é adaptador sobrando, mas se você não tiver um, recomendo fazer a compra desse adaptador já com o Hub, a potência necessária é de 5W, então um adaptador de 5V e 1A já é o suficiente.

Software

Por ser um Matter Hub, precisamos do aplicativo da fabricante para gerenciar as atualizações e também os dispositivos Zigbee ou Thread que serão adicionados. No caso da Zemismart, não temos um app dele pois eles utilizam a plataforma Tuya para o firmware de seus dispositivos, então, você precisa baixar o aplicativo Tuya Smart (ou Smart Life) para fazer o pareamento inicial do hub.

O uso no App não tem muito segredo, você tem seu hub como um dispositivo listado e quando você entra neles, ele também mostra a informação de quantos dispositivos estão conectados nesse hub, você também pode ligar ou desligar o LED de status já nessa página inicial.

Antes de parear qualquer dispositivo Zigbee ou Thread, recomendo checar se novas atualizações estão disponíveis para o firmware do hub, para fazer isso é só tocar nos 3 pontinhos na pagina inicial do seu hub, ir lá para o fim da lista e selecionar a opção "Atualização do dispositivo". Se houver uma nova versão disponível, aplique essa atualização e quanto finalizar, comece a parear seus dispositivos.

  

Adicionar um novo dispositivo zigbee também é tranquilo, coloque seu dispositivo em modo de pareamento e lá no app da Tuya em sua página inicial, toque no "+" e depois em "Adicionar dispositivo", logo na parte de cima do app já vai ter um processo de escaneamento acontecendo, então em poucos segundos seu dispositivo já deve aparecer ali. Depois de adicionados, seu hub vai ter um menu de dispositivos parecido com esse aqui:


O controle pelo app da Tuya quando você está na sua rede é bem rápido o que já era esperado já que toda a comunicação é feita via Zigbee nos dispositivos que eu pareei no meu Hub, a mesma coisa aconteceria com os dispositivos Thread, seria tão rápido quanto. Mas, como o hub suporta Matter, podemos testar se o mesmo é traduzido para as outras plataformas de casa inteligente.

Matter

Para compartilhar o acesso do seu hub para outras plataformas de casa inteligente, você pode acessar a opção "Compartilhar por meio de gateway Matter" dentro das opções do novo hub da Zemismart. Um código de pareamento será gerado onde você pode copiar, e colar na sua plataforma preferida de casa inteligente.

 


No vídeo de review eu foquei nos testes do HomeKit, Home Assistant e SmartThings, mas aqui no site você consegue acompanhar um resumo de todas as plataformas que comentei no vídeo.

Os seguintes dispositivos foram pareados no Zemismart M1 Matter Hub, idealmente, esses mesmos dispositivos devem ser expostos para as plataformas de casa inteligente:
  • Plug de energia de 1 canal
  • Régua de energia de 5 canais
  • Interruptor de luz de 6 canais
  • Motor de cortina
Amazon Alexa

A Alexa foi a única plataforma que não foi possível conectar, acredito que a Amazon ainda precisa mandar algumas correções para seus dispositivos Echo a fim de ter um melhor suporte à hubs. Quando esse suporte melhorar e novas atualizações aparecem, eu atualizo esse review.

 

Apple HomeKit

Dispositivos expostos:
  • Plug de energia de 1 canal ✅
  • Régua de energia de 5 canais ✅
  • Interruptor de luz de 6 canais ✅
  • Motor de cortina ✅

Sem problemas de pareamento com o HomeKit, tudo aconteceu de maneira bem rápida e o hub foi encontrado em poucos segundos, porém, alguns problemas aconteceram:

Atualização 2 - 26/12/2023

Os problemas reportados abaixo com o HomeKit já foram corrigidos com a versão 1.9.2 de firmware do hub M1, confira se no seu app já apareceu para atualizar!

O primeiro problema que aconteceu no HomeKit é que o hub está expondo mais dispositivos do que deveria, ele expõe uma fechadura que não existe e que acaba atrapalhando todo o processo de pareamento do hub no HomeKit já que ele fica no passo de configuração dessa fechadura por um bom tempo. A parte ruim também é que fica um banner no seu app casa para finalizar a configuração da fechadura, mas isso não pode ser feito já que não existe uma fechadura para configurar. É um bug bem estranho.

Banner de configuração da fechadura

Outro problema que aconteceu também é que plugs de tomada estão sendo expostos como uma régua de 5 plugs, eu fiz o teste com dois plugs aqui que só tem uma entrada e esses dois plugs foram reportados como uma régua de tomada.


Eu reportei esses problemas para a Tuya e para a Zemismart e estou esperando uma resposta ou uma atualização de firmware, qualquer novidade eu incluo aqui nessa matéria para vocês!

Google Home

Dispositivos expostos:
  • Plug de energia de 1 canal ❕ (com erros)
  • Régua de energia de 5 canais ✅
  • Interruptor de luz de 6 canais ✅
  • Motor de cortina ✅

Atualização 2 - 26/12/2023

Os problemas reportados abaixo com o Google Home já foram corrigidos com a versão 1.9.2 de firmware do hub M1, confira se no seu app já apareceu para atualizar!

O pareamento no Google Home foi super tranquilo também, aconteceu de maneira rápida e o contrário do que aconteceu com o Apple HomeKit, não tivemos uma fechadura reportada na plataforma da Google, mas tivemos sim o plug sendo reportado como uma régua de energia ao invés de um plug único.
A parte boa é que todos os outros dispositivos também foram reportados para a plataforma da Google e podem ser controlados sem problema nenhum

  

Home Assistant

Dispositivos expostos:
  • Plug de energia de 1 canal ✅
  • Régua de energia de 5 canais ✅
  • Interruptor de luz de 6 canais❕ (com erros)
  • Motor de cortina ✅


Atualização 2 - 26/12/2023

Os problemas reportados abaixo com o Home Assistant (exceto do Interruptor de Luz de 6 canais) já foram corrigidos com a versão 1.9.2 de firmware do hub M1, confira se no seu app já apareceu para atualizar!

No caso do Home Assistant tivemos alguns comportamentos ainda mais estranhos que no HomeKit, além da fechadura ser reportada, também temos uma lâmpada simples e um sensor de temperatura. Todos esses dispositivos não existem e no caso do sensor, ele só reporta uma temperatura de 0º. 

 

Já na parte dos dispositivos conectados temos o mesmo comportamento das outras plataformas onde o plug de energia é exposto como uma régua, porém aqui ele não consegue expor de maneira correta o interruptor de luz de 6 canais, ele aparece sim na lista de dispositivos porém não tem nenhuma entidade para controle, é como se fosse um dispositivo incompatível com a plataforma.


Após a atualização do AddOn do Matter para o Home Assistant (versão 4.0.0), cortinas também passaram a ser suportadas por meio de hubs, agora ela é exposta normalmente e o controle também funciona de maneira super rápida.

 

Fora esses problemas, a velocidade de controle é muito alta, é a plataforma mais rápida aqui da lista, a performance tanto do hub quanto do Home Assistant ficou muito legal nessa integração.

Tuya Smart

Dispositivos expostos:
  • Plug de energia de 1 canal ✅
  • Régua de energia de 5 canais ✅
  • Interruptor de luz de 6 canais ✅
  • Motor de cortina ✅
Aqui não tem segredo, a plataforma da Tuya é a plataforma da fabricante, então aqui tudo funciona😅. Todos os dispositivos são expostos e conectados sem nenhum problema e o controle é super rápido já que tudo está rodando localmente. Inclusive aqui o plug de energia é exposto corretamente.

  

Samsung SmartThings

Dispositivos expostos:
  • Plug de energia de 1 canal ✅
  • Régua de energia de 5 canais ✅
  • Interruptor de luz de 6 canais ✅
  • Motor de cortina ✅


Atualização 2 - 26/12/2023

Os problemas reportados abaixo com o Samsung SmartThings já foram corrigidos com a versão 1.9.2 de firmware do hub M1, confira se no seu app já apareceu para atualizar!

No SmartThings a conexão foi bem tranquila, sem nenhum tipo de surpresa, e assim como o Google Home, não tivemos uma fechadura sendo exposta na plataforma, mas tivemos sim o plug de energia de 1 canal sendo exposto como 5 canais, mas esse também foi o único problema que encontrei.

 

IMPORTANTE: Lembrando que essa matéria é um documento vivo, então sempre que houver atualizações nas plataformas de casa inteligente ou até mesmo no próprio hub que mude o resultado dos testes, eu atualizarei essa página com as novas informações.

Thread Border Router

Sim pessoal! Esse Matter Hub também é um Thread Border Router, o que significa que você poderá parear dispositivos Thread na plataforma da Tuya e usar o Hub da Zemismart como um gerenciador dessa rede, ele está rodando a versão 1.3.0 do Thread o que significa que na teoria ele pode se juntar com outros Thread Border Routers e melhorar o alcance da sua rede Thread. Eu digo na teoria pois na prática a história é um pouco diferente.

Tanto no Home Assistant quanto no app da Nanoleaf eu consigo listar todos os TBRs (Thread Border Routers) da minha rede, podemos ver que o hub da Zemismart criou uma rede nova ao invés de se juntar na minha rede atual da Apple:


Isso acontece pois a Tuya ainda não adicionou essa funcionalidade no aplicativo Tuya Smart / Smart Life para gerenciar as redes Thread disponíveis. Tanto no Android quanto no iOS, já existem APIs e conectores no próprio sistema que permitem recuperar as credencias da rede Thread da Google no Android e da Apple no iOS, então só falta a Zemismart incluir isso no app deles para "forçarmos" o hub da Zemismart à se conectar em uma rede Thread existente.

Só assim eu consigo ter uma rede mais robusta como funciona no Zigbee, sem contar que como o hub da Zemismart é um Border Router, minha Apple TV e meu HomePod Mini podem explodir que minha rede Thread ainda seguiria funcionando, então essa é sim uma funcionalidade importante que deveria existir no app e que torço para chegar em breve. Inclusive mandei essa sugestão no app da Tuya também!

Considerações finais:

Como comentei durante a matéria, grande parte dos problemas relacionados ao Matter foram corrigidos com a nova versão de firmware 1.9.2 do Hub M1, então mudo minhas considerações finais e digo que já recomendo a compra do Hub, abaixo deixo minhas considerações antigas para caráter de histórico.

Aqui vou replicar o que eu falei no vídeo de review:
"Eu recomendo esperar um pouco antes de comprar, o hub tem sim uma performance muito boa mas esses pequenos bugs vão afetar a sua experiência com casa inteligente"

A Zemismart fez sim um bom trabalho com o Zemismart M1 Matter Hub, adicionou Zigbee, Thread, Matter, tem um visual legal, é um dispositivo pequeno, tem uma boa performance, mas esses bugs que encontrei estavam muito na cara acredito que precisam sim ser corrigidos.

No caso, quem precisa fazer essa correção é a Tuya, pois é ela quem desenvolve o firmware para esse hub da Zemismart, como comentei antes na matéria, eu já mandei o feedback para eles desse problema e só estou esperando uma atualização com a correção para mudar um pouco minha opinião e sugerir esse hub. Eu acredito que é só isso que falta para o Zemismart M1 Matter Hub ser uma opção incrível para quem quer expor seus dispositivos Zigbee para outras plataformas de casa inteligente via Matter.

O Hub da Zemismart está saindo por cerca de R$250,00 lá no AliExpress e geralmente entra em promoção ficando abaixo dos $50, o que evita a taxação de 92% de importação, então é um preço bem legal para um hub que também é um Thread Border Router, como comentei, eu recomendo segurar um pouco a compra por causa dos bugs que eu comentei, mas se isso não for um problema para você, vá em frente! É um hub com uma performance muito boa e compatível com diversos produtos de casa inteligente da própria Zemismart e da Tuya.

O link para compra está aqui na nossa planilha de casa inteligente, na planilha ele está sempre atualizado com um link funcional.

Me digam aqui nos comentários se querem saber mais informações sobre esse hub, se tem alguma dúvida, se gostariam de mais testes e também o que acharam do vídeo de review!

Postar um comentário

0 Comentários