Advertisement

Responsive Advertisement

Conheça o Sonoff TX Ultimate [Review Completo]

Pessoal, adoro testar produto diferente e esse novo interruptor da Sonoff se encaixa exatamente nessa categoria, esse é o Sonoff TX Ultimate um interruptor de luz touch com diversas funções, luz noturna e até um alto falante para automações. Você também encontra o mesmo review logo abaixo só que em formato de vídeo onde eu mostro também todas os efeitos de cor e som.

Review em vídeo



Nota de transparência: A Sonoff enviou esse produto para testes gratuitamente aqui para o Descomplicando Tech, sem compromissos e sem remuneração, todos os testes e opiniões demonstradas nessa matéria são 100% do Descomplicando Tech.


Ficha técnica

Abaixo você encontra informações gerais sobre esse interruptor:

Nome Sonoff TX Ultimate
Tipo de dispositivo Interruptor
Fabricante Sonoff
Protocolos suportados Wifi (2.4Ghz)
Plataformas de Casa Inteligente suportadas Amazon Alexa (cloud)
Apple HomeKit (via iHost)
eWelink (local)
Google Home (cloud)
Home Assistant (via Addon)
Samsung SmartThings (cloud)
Tamanho 120mm x 74mm x 39mm
Energia 100~240V - 5A por canal (10A total)

Experiência premium já na caixa

Isso era uma coisa que eu estava sentido um pouco de falta pessoal, uma experiência diferente de unboxing. Ultimamente tenho feito reviews e testados dispositivos onde a caixa era simples, não tinha nada extra ali. Claro, a caixa não adiciona em nada nas funcionalidades do produto, mas as vezes só de ter essa experiência um pouco mais diferente, a percepção do produto já muda um pouco também.

Acredito que esse foi o caso com o TX Ultimate, a caixa deixou de ser aquele padrão azul da sonoff que eles usaram durante anos e passou a mostrar mais do produto, ter relevo, cores, enfim... mais personalidade:




O conteúdo da caixa vem somente o essencial:

  • Interruptor de Luz Sonoff TX Ultimate
  • Manual (também em Português)
  • Parafusos

Então aqui você já deve ter tudo o que é necessário para trocar seu interruptor convencional pelo TX Ultimate.

Hardware

Assim como o Sonoff M5, o TX Ultimate tem uma construção muito boa, a parte de trás do dispositivo é toda de metal o que torna o dispositivo mais resistente, a caixinha dos componentes de energia do TX Ultimate também é bem compacta se compararmos com outros interruptores do mercado, então mesmo se sua caixinha já estiver lotada de fios, é bem possível que o interruptor caberá sem muito esforço.

Alias, o tamanho dele de 120mm x 74mm x 39mm é perfeito para as nossas caixinhas brasileiras, está de acordo com nosso padrão de instalação.

Nas laterais já percebemos a linha de LEDs endereçáveis que podem ser controlados pelo app e também temos o logo da Sonoff bem discreto em um dos lados.


Na parte da frente temos só essa aparência branca com uma linha bem discreta no meio para delimitar a área dos canais, se fosse um interruptor de 1 canal, essa linha não iria existir. A parte boa daqui é que toda a área da frente é touch e não somente uma região específica, então se você tocar no cantinho do interruptor, ele ainda vai registrar o toque e executar a ação desejada, ponto super positivo para o Sonoff.


Já na de trás vemos as especificações que listamos no início da matéria e também vemos as entradas de Neutro, Linha e saídas para as lâmpadas. A Sonoff disponibiliza o TX Ultimate em versões de 1, 2, 3 e 4 canais.



Custom Plates:

Os custom plates são acabamentos diferentes para seu TX Ultimate, a parte branca que comentei um pouco antes na matéria é removível e você pode trocar por alguns modelos disponíveis no site da Sonoff:

Fonte: Sonoff

Fonte: Sonoff

Esses plates não parecem usar nada proprietário além dos encaixes, então acredito que outras fabricantes poderiam fazer designs diferentes para o TX Ultimate e também comercializar separadamente... Daria para fazer uma versão toda preta, colorida ou com o tema do Descomplicando Tech 😅

Software

Aqui na parte de software encontramos a situação de sempre de dispositivos Sonoff, o TX Ultimate é nativamente e localmente compatível com a plataforma eWelink e se você quiser usar com a Alexa, Google Home ou Samsung SmartThings por exemplo, você depende de uma integração cloud para funcionar. A parte boa é que para o Home Assistant você consegue usar localmente na sua rede por meio de addons da comunidade, então você pode fugir um pouco das integrações com a núvem.

O Apple HomeKit e o Matter não são nativamente compatíveis, e para isso nesse review eu tive que pedir a ajuda do iHost, o novo hub da Sonoff que tem causado uma ótima primeira impressão na comunidade de casa inteligente. Mas não vamos nos apressar, vamos passar pelo app da eWelink primeiro.

eWelink:

Aqui no app da eWelink é onde fazemos o pareamento e o setup inicial, para colocar o TX Ultimate em modo de pareamento é só tocar no touch por 5 segundos até o anel de LEDs fazer uma animação, o app da eWelink consegue identificar ele rapidinho e ja te permite fazer as configurações necessárias:
  

Aqui no app você tem todos os controles necessários para ligar e desligar os canais, ligar e desligar a luz noturna, configurar agendamentos e também timer para desligar depois de um certo tempo, a única função que eu senti falta aqui nesse menu é de ajustar o brilho da luz noturna, não tem em nenhum lugar do app uma opção para fazer isso, esse é um ponto que eu acredito que a Sonoff pode trabalhar para melhorar:


O modo da luz ambiente também pode ser alterado com 8 opções diferentes com cores e efeitos distintos, todos esses efeitos você pode conferir no nosso review em vídeo, lá eu passo por todos eles.

Sonoff TX Ultimate com a Luz Noturna ativada

Nas configurações é onde você consegue personalizar ainda mais os LEDs, somos e até o modo vibra desse interruptor, sim, ele tem um motorzinho de vibra dentro dele para adicionar um feedback tátil quando você interage com ele.


Você pode fazer algumas personalizações diferentes de acordo com uma certa ação. Você pode definir um efeito de luz para quando você ligar o interruptor, um efeito sonoro (também disponíveis no nosso review em vídeo para você ouvir), brincar com os indicadores de liga e desliga, definir uma cor e o brilho do efeito. Aqui por mais estranho que pareça você consegue definir o brilho da animação, mas esse brilho não afeta a luz noturna, então pelo menos sabemos que não é uma limitação de hardware, mas sim de software.

Os indicadores de liga e desliga tomam proveito dos LEDs do TX Ultimate, você consegue definir se os indicadores ficarão na esquerda, direita ou dos dois lados e sempre que você acender um dos canais, o indicador vai acender dependendo da configuração que você escolher:


Na imagem abaixo temos um exemplo onde eu configurei o indicador como verde para acender de um lado e ele indica somente o canal ativado, que no caso é o canal 1 que fica no topo.


Nas automações você também pode configurar ações para quando você desliza seu dedo para cima ou para baixo no interruptor, essas automações só funcionam dentro do app da eWelink, então você acaba ficando um pouco preso na plataforma deles. O Swipe pode executar praticamente qualquer coisa, desde que o dispositivo esteja disponível dentro da plataforma da Sonoff visto que essa funcionalidade de Swipe não é exposta para outras plataformas de casa inteligente.


Apple HomeKit:

Agora vem a parte que eu mais gosto: Apple HomeKit, como comentei antes na matéria eu precisei da ajuda do iHost para conectar o TX Ultimate no HomeKit. Pelo iHost eu enxergo todos os dispositivos conectados com minha conta da eWelink e o lado bom de tudo isso é que ele faz toda a conexão localmente, a conexão com sua conta é somente para autenticar os dispositivos que você tem.


No iHost posso também ativar a funcionalidade beta do Matter onde ele expõe dispositivos do tipo "switch" para qualquer plataforma de casa inteligente que suporte o padrão. Como o HomeKit suporta, então podemos fazer esse link nativamente entre o iHost e o Apple Home e de quebra, levar o TX Ultimate com a gente! O iHost ainda não recebeu a certificação Matter então ainda tem vários probleminhas que acontecem e quando você adiciona o hub no HomeKit você recebe uma mensagem que o dispositivo ainda não foi certificado. De acordo com a Sonoff, a certificação deve chegar ainda nesse mês de novembro, ai só então que novos tipos de dispositivos serão adicionados à plataforma (sensores, tomadas, etc.).

Depois de ativado só vou no HomeKit, escaneio o QR Code e fim! Lá temos o nosso mais novo Sonoff TX Ultimate disponível para controle:


O controle ainda não é instantâneo e pude perceber um delay de 1 segundo ali mesmo rodando tudo localmente, acredito que o maior culpado disso são todos os caminhos que o dado precisa percorrer. Do TX Ultimate para a API do iHost que prepara o dado, envia para sua interface Matter que ai sim só então manda para o HomeKit, a mesma coisa na operação inversa. No app deles o controle é instantâneo então quem sabe um dia eles conseguem trazer esse tempo de resposta para o iHost também ne? Esse delay também acontece com a integração do HomeBridge (e é um pouquinho pior pois ele precisa percorrer ainda mais caminhos para isso funcionar).

A parte boa é que sim, com o iHost finalmente podemos levar dispositivos Sonoff para o Apple HomeKit 🎉🎉🎉


Pontos à melhorar

Aqui tenho dois pontos que a Sonoff poderia melhorar sobre o TX Ultimate:

Expor o controle da luz ambientes para outras plataformas (e consequentemente o iHost + Matter):

Essa eu acho que deveria ter sido uma opção desde o lançamento do interruptor, poder controlar o LED também nas plataformas de casa inteligente, acredito que todas tem suporte à LEDs RGB para controlar o brilho e a cor, ai os efeitos poderiam ser exclusivos para o app da Sonoff.

Então acredito que eles poderiam atualizar o TX Ultimate para expor os LEDs primeiro para o iHost (que não é exposto lá) e do iHost poder levar esse LED para o HomeKit ou Home Assistant por exemplo via Matter. No vídeo de review eu dei um ótimo exemplo de automação onde quando alguém toca a campainha, a luz ambiente poderia acender com uma cor específica por alguns minutos, ou melhor ainda, agora que o Matter introduziu suporte à eletrodomésticos, poderíamos ter uma automações onde quando a máquina de lavar finalizar o trabalho, liga todos os LEDs do TX Ultimate com uma cor específica até a pessoa estender a roupa no varal. Isso seria super útil para mim que sempre esqueço que tem roupa na máquina para estender.

Expor o swipe para outras plataformas (e consequentemente o iHost + Matter):

Aqui é a mesma coisa que o LED porém, para o swipe, acredito que o Matter já tem suporte à controles remotos onde você pode assinalar uma ação quando acontece um clique único, duplo clique ou segura um botão. A Sonoff poderia expor essas ações para o Matter e permitir a execução de cenas com de outros dispositivos com base nesses swipes. A Nanoleaf já vez isso e comento um pouco sobre no review da Nanoleaf Elements, seria uma ótima opção para automações e ai não ficamos presos à somente automatizar os dispositivos que estão dentro da plataforma eWelink.

Considerações finais

Um dispositivo fera, porém uma fera domada hahaha, as opções de personalização dos LEDs são incríveis, porém, manter isso somente no app da eWelink é uma limitação que me faz não usar tanto essa funcionalidade. Por outro lado você também pode controlar essa luz noturna com dois dedos, porém, o poder que as automações poderiam trazer para essa funcionalidade seria muito grande.


Como comentei antes na matéria, a qualidade de construção é muito boa e isso também se estende para os LEDs, trazendo cores vivas e que realmente representam aquilo que escolhemos no app.


Você encontra o TX Ultimate para compra em nossa planilha de dispositivos de casa inteligente, lá tem o link para comprar pelo site da Sonoff e usar o nosso cupom de desconto FABERGONCSONOFF10, são 10% para ajudar a diminuir o valor do interruptor. 

A versão de 1 canal custa $24.90 (R$120,00 na cotação do dia 12/11/2023) e a de 4 canais custa $32.90 (R$160 na cotação do dia 12/11/2023). Como o valor é abaixo de $50, conseguimos fugir do alto imposto de importação.

Mas eai? O que acharam do TX Ultimate? Eu achei um dispositivo muito legal e que tem potencial para melhoria, sua integração com o iHost vai ser ótima para usar via Matter com o HomeKit. Deixe ai nos comentários da matéria o que acharam e também qualquer dúvida que apareça por ai.

Não se esqueçam também de passar no review em vídeo para ver os efeitos de luz e os efeitos sonoros disponíveis no TX Ultimate.

Postar um comentário

0 Comentários