Advertisement

Responsive Advertisement

Nova versão 1.2 do Matter já está disponível com 9 novos tipos de dispositivos

Agora é oficial! A CSA (Connectivity Standards Alliance) publicou em seu Twitter/X nessa manhã que a versão 1.2 do Matter está oficialmente lançada. Essa nova versão conta com 9 novos tipos de dispositivos de casa inteligente, melhorias para os dispositivos já suportados e várias correções de problemas, essa é a primeira atualização que vai expandir ainda mais o portifólio do padrão e também das plataformas de casa inteligente. Pela primeira vez, vamos ver Robôs Aspiradores sendo suportados no Apple HomeKit 🙌

Já falamos sobre a nova versão 1.2 do Matter lá no canal, então se quiser saber das novidades no formato de vídeo, é só assistir aqui embaixo:


Vocês podem ler a notícia na íntegra direto no site da CSA aqui (em inglês) mas vamos passar por um resumão nesse post.

9 novos tipos de dispositivos:

Finalmente temos novos dispositivos que farão parte do padrão Matter de casa inteligente, a lista completa é essa aqui:

  • Refrigeradores
  • Ar condicionados
  • Lava louças
  • Máquina de lavar
  • Robô aspirador
  • Alarmes/sensores de fumaça e monóxido de carbono
  • Sensores de qualidade de Ar
  • Purificadores de Ar
  • Ventiladores
Para os refrigeradores você poderá monitorar e controlar a temperatura, mas aqui não entram só os refrigeradores convencionais, de acordo com a CSA frigobares e adegas são consideradas nessa categoria. Já no caso dos Ar Condicionados, aqui entram os dispositivos convencionais que conhecemos ontem a unidade não é central como um HVAC, mas sim como os Ar Condicionados Dual Inverter da LG por exemplo.

Lava louças e máquinas de lavar são alto explicativos, não só você vai poder acompanhar o progresso dos eletrodomésticos como centrífuga na máquina de lavar, mas também terão alarmes para lava louças como falta de água, temperatura ou porta não fechada corretamente, me parece ser super completo. Ah, de acordo com a CSA, secadoras devem entrar em uma atualização futura.

Aqui já entra a minha parte favorita pessoal! Robôs aspiradores agora fazem parte do padrão, significa que você consegue iniciar ou parar uma limpeza, ter status do progresso da limpeza, poderá escolher entre tipos de limpeza como somente aspirar, somente passar pano ou fazer os dois e por fim, terão status de bateria, erros e até mesmo vida útil dos consumíveis (filtros, escovas, etc.).

Os sensores de fumaça e monóxido de carbono terão função de alarme que vai te avisar se algo está acontecendo na sua casa, no HomeKit isso já existe e se quiser saber mais ou menos como funciona, eu mostro no review do sensor de fumaça da Aqara aqui.

Já os sensores de qualidade de ar vão incluir medições para PM1, PM2.5, PM 10, CO2, NO2, VOC, CO, Ozônio, Radônio e Formaldeído. Nenhuma dessas medições estão disponíveis atualmente no HomeKit, então vai ser bem interessante ver os dispositivos trazendo essas informações para a plataforma. Além disso, os dispositivos também vão conseguir prover informações de qualidade de ar com base em todas essas medições e com base na localização do usuário.

Purificadores de Ar já existiam no HomeKit e agora com o Matter teremos controles semelhantes como liga e desliga além de relatórios de consumíveis parecidos com o dos robôs aspiradores para trocar filtro, fazer limpeza e tudo mais.

Esse último aqui eu sempre tive dúvidas pois eu sempre achei que já era suportado pelo Matter, mas os Ventiladores são sim novidades no padrão e vai muito além de um simples liga e desliga. Você vai conseguir controlar a velocidade do ventilador, direção das pás e até mesmo selecionar modos como "Vento natural" ou "Vento para dormir", nunca vi esses modos  em nenhum ventilador, então vai ser interessante ver nos dispositivos que devem ser lançados no futuro.

Esses são os 9 novos tipos de dispositivos que farão parte do Matter 1.2, sem contar claro com os outros dispositivos que já são suportados na versão 1.0.



Melhorias em dispositivos atuais:

Suporte para trancas e fechaduras de porta no estilo Europeu foram adicionadas, o estilo Europeu é bem parecido com o nosso estilo onde a fechadura e a maçaneta ficam em um dispositivo só. Nos Estados Unidos é comum você ter uma unidade para a tranca separada da sua maçaneta. Esse novo suporte para esses dispositivos podem facilitar também às fabricantes brasileiras (ou chinesas) à criarem fechaduras compatíveis com nosso mercado. 

Outra melhoria legal também é que agora as fabricantes podem adicionar informações mais completas de seus dispositivos como cor e acabamento, facilitando a identificação do dispositivo no processo de pareamento em todas as plataformas (apesar de eu duvidar que o HomeKit adote isso no pareamento já que a Apple usa as próprias imagens de dispositivos, ou quem sabe eles não fazem algo parecido com o que já temos dos AirPods hoje?).

De resto houveram diversas correções de bugs, melhorias de performance, algumas novas funcionalidades no SDK (Kit de Desenvolvimento de Software) e também melhorias de testes para tornar o processo de certificação mais robusto.

Mas eai? Quando chega pra gente?

Bom, aqui que a coisa complica um pouco. O suporte ao Matter 1.2 chega junto com o iOS 17.1 / tvOS 17.1 / iPadOS 17.1 e muito provavelmente deve chegar para outras fabricantes em breve, porém, estamos falando só do suporte. Vai saber quando dispositivos antigos vão ser atualizados ou quando novos dispositivos vão ser lançados.

A Samsung e a LG já possuem eletrodomésticos conectados, porém só recentemente que apareceram TVs da LG com suporte ao padrão e infelizmente nem sinal da Samsung de atualizar suas TVs. Talvez com essa nova versão do Matter as coisas fiquem um pouco mais rápidas, mas sinceramente, não vejo quase nenhum dispositivo ou atualização chegando antes de 2024, espero estar errado nessa afirmação. Gostaria muito de controlar meu Roborock pelo HomeKit.

Postar um comentário

0 Comentários